O QUE FAZER COM O CANSAÇO EMOCIONAL NOSSO E DOS NOSSOS FILHOS : dicas práticas prá superar a fadiga, angústias e desânimo.


  Sentir emoções intensas cansa.

Pensar muito leva ao esgotamento.

Por isso estamos, todos nós, com um cansaço crônico.

Adultos, crianças, quem não está trabalhando, quem está trabalhando muito ou pouco, quem não está fazendo nada, tanto faz, o cansaço é o mesmo !

Como amenizar esse cansaço prá que possamos seguir em frente saudáveis e com pensamentos fortalecedores ? Como ajudar filhos a lidar com esse cansaço também ?

Aqui vão algumas dicas.

1)      Ter consciência disso é o primeiro passo. Entender que é normal ficar assim ajuda muito. Porque senão a pessoa se sente, além de tudo, fraca, uma pessoa fraca, e não é verdade. Sentir cansaço emocional é muito comum em situações de incertezas.

2)      Se você tem filhos, converse sobre isso com eles. Não fique apenas falando pela casa que está cansada(o) porque isso apenas aumenta a angústia e cansaço das crianças e adolescentes. Explique de forma simples.

3)      Busque encaixar na rotina atividades que façam com que você desconecte a mente das preocupações, mas sem culpa alguma. Pode ser desde uma meditação até ficar vendo no YouTube clipes de músicas dos anos 80. Cante. Assista coisas engraçadas. Dê risada. Leia um livro sobre qualquer assunto que esteja fora de temas de trabalho ou reflexivos. Divirta-se com algo simples.

4)      Promover e incentivar momentos assim para os filhos também é importante. Ajude-os a encontrarem o que os divertem, o que os fazem dar risada. Se fizerem isso juntos, melhor ainda.

5)      Tire uns dias prá não fazer nada que exija muito de você. Peça ajuda a quem mora com você, ou ajuda externa, se for preciso. Qualquer atividade repetitiva que você já vem fazendo com a sensação de escravidão, delegue por uns dias a outra pessoa. Ou não delegue, apenas deixe de fazer sem dó. Se permita não ser super humano. Mas entenda que é apenas uma breve pausa, porque senão isso pode se tornar rapidamente um desleixo ou um descaso sério.

6)      Permita o mesmo a seus filhos. Porém com diálogo, consciência e obviamente com data de retomada. Eles também precisam ‘dar um tempo’ de algumas tarefas. Preste atenção em quais se tornaram repetitivas e pesadas.

7)      Mude o discurso. Fale de outras coisas. Pense na sua conversa interna e externa. Procure pensar e verbalizar palavras positivas, otimistas, palavras boas como : amor, sucesso, vencer, vai dar certo, vai passar, vai ficar tudo bem, paz, harmonia, eu entendo, eu compreendo, estamos juntos, e etc...

 

O auto cuidado nesse momento é vital. Prestar atenção às suas emoções, cuidar disso, tratar isso é questão de saúde, de sobrevivência. Não negligencie os avisos que o corpo e a mente estão te enviando.

Se livre de medos que te dominam, se livre de culpas, se permita rir, falar besteira, baixar a guarda e relaxar !

 

STELLA AZULAY

*TREINADORA DE PAIS

*TREINADORES DE JOVENS ENSINO MÉDIO ATÉ 22 ANOS

*COACH DE PROFESSORES

*COACH DE MULHERES

* PALESTRANTE

 

Jornalista e Coach Comportamental com especialização em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental

Fundadora do Stella Azulay Desenvolvimento Humano & Coaching Comportamental

Diretora do Departamento de Desenvolvimento das Competências do Século XXI na XD Education

 

STELLA AZULAY POSSUI 16 ANOS DE EXPERIÊNCIA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO E TRANSFORMAÇÃO PESSOAL.

TEM 49 ANOS, É CASADA E MÃE DE QUATRO FILHOS.


Comentários

Postagens mais visitadas