'Quais as principais mudanças no comportamento e nos relacionamentos humanos na era pós Covid'




Comportamento é o maior mistério da humanidade. Quais as motivações de uma pessoa. Porque ela pensa e age de maneiras específicas, sendo satisfatórias ou indesejáveis. E o que faz com que as pessoas mudem seus comportamentos.
Como jornalista, coach comportamental, analista de perfil com especialização em neurociência comportamental, esse tem sido um prato cheio prá mim nos últimos anos da minha existência.
Já atendi centenas de clientes em meu escritório nos últimos 10 anos, palestrei prá centenas senão milhares de pessoas nos últimos 16 anos, entrevistei como jornalista nem sei quantas pessoas de todos os cantos do mundo em todas as situações possíveis nos últimos 29 anos, já atendi empresas de todos os portes como coach e analista de perfil, fiz entrevistas de recrutamento, enfim, juntando todas minhas experiências de vida e técnicas aprendidas nas minhas formações profissionais, posso dizer que o que comanda os comportamentos das pessoas são seus VALORES.
Não estou falando de valores morais.
Valores é tudo aquilo que é importante prá gente porque provoca algum tipo de sentimento positivo que estamos buscando em dado momento de nossa vida. Pode ser amor, liberdade, prazer, realização, paz, segurança, entre outros.
Nossos valores ditam nossos comportamentos.
Com essa pandemia, o mundo virou de cabeça prá baixo. E com ele, a cabeça das pessoas também virou.
Pra entender a mudança de comportamento das pessoas, é preciso entender o que é importante prá elas hoje. E só se entende o que é importante prá elas hoje se olharmos que tipos de sentimentos elas estão buscando hoje. Aliás, elas não, nós.
Nunca antes a humanidade esteve tão alinhada na busca por valores (sentimentos) tão parecidos. Os que acredito encabeçarem essa busca sriam os sentimentos de paz e segurança.
Caros leitores, onde encontramos paz e segurança ? Em nossas famílias, com nossos amigos, fazendo coisas que gostamos prá nós mesmos, em nosso trabalho, enfim, encontramos paz e segurança nas coisas simples. Naquilo que não exige produção, que não exige aprovação da sociedade, encontramos paz e segurança no que nos torna humanos.
As pessoas não vão mais se identificar, por um bom tempo, com nada que explore o fútil, o luxo, o superficial.
As pessoas vão valorizar as relações humanas. As linguagens que falem ao coração. A comunicação empática.
Quem aprender a se conectar através de ações humanas vai estar alinhado com o novo mundo, o novo consumidor, o novo espectador, o novo cliente, o novo paciente, o novo eu e você.


Os relacionamentos que funcionam apenas por interesses, vão desaparecer por um tempo. Ninguém mais tem paciência e cabeça prá fingir, prá dissimular, prá perder tempo buscando algo que nunca tem fim. Nem glamour, nem poder, nem fama, nem dinheiro, serão boas moedas de troca nas relações.

Apenas a sinceridade. O carinho. A empatia. A humildade.
O conforto não estará no luxo. O conforto estará no amor ao próximo. No amor entre nós.
Pelo menos, por um bom tempo, descobriremos o significado daquilo que sempre foi meu lema de vida : Felicidade na Simplicidade.


*Stella Azulay é Jornalista e Coach Comportamental com especialização em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental. Estuda comportamento e desenvolvimento humano há 10 anos e analisa agora o impacto da Era Covid nas relações humanas e comerciais.

Comentários

Postagens mais visitadas