'Eu, nua e crua'



Quando eu falo que tenho 4 filhos vem sempre um espanto que parece que falei que tenho 15.
Eu queria ter tido mais. De verdade.
Queria sempre uma mesa cheia. Uma família grande. Pq minha família é o que sobrou do Holocausto. Bem pequena.
Amo educar meus filhos. Aprender no papel de mãe. Adulta. Madura. Que conversa. Que entende. Que abraça. Que beija. Que orienta. E que coloca regras. Que cobra. Que põe limites. Que fala firme sem levantar a voz ou perder o controle (só beeem às vezes perco tá?! rs).
De repente, eu, essa mãe, me vejo com uma filha morando em Londres casada. Outra indo agora estudar em Manchester. Um estudando e morando em Cotia.
E pelas contas então tô com meu caçula em casa. Que daqui a pouco, num piscar de olhos, não sei onde vai estar.
A casa vai ficando silenciosa. Parecedo vazia.
O que me consola  é  ter certeza que faço meu melhor para espalhar pelo mundo, através deles, os valores que tanto acredito e defendo.
Meus filhos são meu cartão de visita. E apesar de não existir nada próximo à perfeição, sei que eles carregam com intensidade no coração e atitudes, a educação que idealizei quando pensei em ter filhos.
Abri mão de muita coisa na minha vida profissional  pra estar presente de verdade. Pra ter cabeça e paciência de escutar, falar, prestar atenção, entender, interagir, criticar e elogiar com sabedoria.
Criamos filhos pro mundo, correto ? E se eu quero um mundo melhor pra eles e pros meus futuros netos, só poderia começar através deles mesmos.
Não tenho filhos mimados, egoístas, preguiçosos, folgados e infantis.
Tenho orgulho em dizer com toda segurança que tenho filhos educadissimos. Responsáveis. Que respeitam regras. Mas que ao mesmo tempo se sentem seguros e livres pra serem quem são.
Por fim, olhei esses dias pro meu marido e disse : 'pois é amor, vamos ficar nós dois aqui e ainda bem que temos um ao outro, senão eu ia me sentir realmente muito sozinha'.
Essa sou eu nua e crua. Mulher. Mãe. Cheia de emoções que antecedem títulos, cargos, empreendimentos, ou definições mais modernas e ambiciosas.
Minha casa, meu marido, meus filhos  me posicionam, me definem e me representam na minha mais sincera essência  !

Comentários

Postagens mais visitadas